Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta sexta (14)


Publicado em Junho 14, 2024

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no dia 14 de junho em todo o mundo para agradecer e incentivar o aumento das doações regulares. Até março deste ano, foram realizadas 731.734 doações no Brasil.

Atualmente Mato Grosso conta com 12 pontos de coleta de sangue distribuídos em diferentes cidades além dos diversos serviços de hemoterapia que são serviços públicos de hemoterapia, responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e seus componentes.

O Conselheiro do CRCMT, Jonas Costa Cruz, exalta a importância do ato de solidariedade, “A doação de sangue, primeiro é importante porque não são todas as pessoas que podem doar, que tem condições físicas, saúde, então o público que pode doar já é o público mais reduzido e eu sendo um público que pode doar eu me vejo na obrigação de cumprir com esse dever. Então como a gente não sabe o dia de amanhã até eu posso precisar. Eu, meus familiares, qualquer pessoa pode precisar, então é um dos motivos de eu sempre doar”, ressaltou.

O Conselheiro disse ainda que foi uma campanha que o motivou a doar sangue, já que, familiares e amigos de pacientes que precisam de ajuda sempre realizam campanhas em forma de pedir amparo, o que despertou nele a vontade de contribuir e fazer a diferença na vida das pessoas.

Contador Jonas da Costa Cruz, Conselheiro do CRCMT.

Doar sangue é um ato nobre que salva vidas e é mais simples do que muitos imaginam. Convidamos todos a se tornarem doadores e a fazerem a diferença na vida de quem mais precisa.

Quem pode doar

Hoje no Brasil pode doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos (sendo que de 60 e 69 anos só podem doar se já o tiverem feito antes) e que pesam no mínimo 50 quilos.

Além disso, é necessário alguns cuidados; é preciso ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação e ter se alimentado. Um prazo também precisa ser respeitado: a doação de sangue só pode ser realizada a cada dois meses para os homens e três meses para as mulheres.

Mais Notícias

CRCMT realiza Workshop de Contabilidade Eleitoral

O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso realizou na noite da ultima sexta-feira (12) no auditório do CRCMT o […]

Presidente do CRCMT participa da sessão especial de homenagem aos 34 anos do ECA

  O Presidente do CRCMT, contador Aloísio Rodrigues da Silva, juntamente com a Coordenadora do CRCMT Voluntário, Fatima Dragoni, foram […]

Coordenadora do CRCMT Voluntário se reúne com coordenadores da comissão do CRCAM

  A Coordenadora CRCMT Voluntário, Fátima Dragoni, reuniu-se com o Coordenador do CRCAM Voluntário, Manoel Reniel de Souza Filho, e […]

Mais Notícias
Envie-nos uma mensagem
WhatsApp
Fechar